Orações e Cânticos

Oração do Estudante

Santa Rita contigo me ofereço a Deus, Sábio Criador do Universo, Luz da inteligência humana.

Para aprender com o trabalho do meu estudo, preciso de atenção: dá-me paz interior, tranquilidade exterior para que possa dominar as minhas paixões e fugir da dispersão.

Preciso de entender: ajuda a minha inteligência para compreender o essencial.

Preciso de fixar: auxilia a minha memória, dá-me força de vontade para nunca desistir.

Ajuda-me, sobretudo, a seguir com alegria o caminho da vida, consciente da minha dignidade como ser humano e filho de Deus.

Santa Rita, intercede por nós junto de Jesus e da Virgem nossa Mãe. Amen.

Novena de Santa Rita

Fim de cada Mistério, antes do Pai Nosso…

Nós te louvamos, Santa Rita, pela tua fidelidade às promessas batismais. Intercede por nós junto do Senhor para que vivamos com alegria e coerência a nossa vocação à santidade, vencendo o mal com o bem.

Fim do segundo Mistério

Nós te louvamos, gloriosa Santa Rita, pelo teu testemunho de amor à oração em todos os momentos da tua vida. Ajuda-nos a permanecer unidos a Jesus, porque sem Ele nada podemos fazer e só invocando o seu nome seremos salvos.

Fim do terceiro Mistério

Nós te louvamos, Santa Rita, pela fortaleza e coragem de saber perdoar, mesmo nos momentos mais trágicos da tua vida. Intercede por nós junto do Senhor para que superemos todas as dúvidas e medos, acreditando no amor também nas situações mais difíceis.

Pai  Nosso

Fim do quarto Mistério

Nós te louvamos, Santa Rita, modelo de dedicação à família, pelo exemplo de virtude que nos deixastes, como esposa, mãe e viúva. Ajuda-nos a valorizar os dons recebidos de Deus, semeando a esperança e a paz através do cumprimento dos deveres quotidianos.

Fim do quinto Mistério

Nós te louvamos, Santa Rita, pelo teu amor humilde e verdadeiro a Jesus crucificado. Ajuda-nos a arrepender-nos dos nossos pecados e a amá-Lo com a vida e em verdade.

Oração litaniana a Santa Rita

A cada invocação: Concede-nos também a nós.

O fruto da Espírito é o amor.

O fruto do Espírito é a paz.

O fruto do Espírito é a paciência.

O fruto do Espírito é o perdão.

O fruto do Espírito é a pureza.

O fruto do Espírito é a fidelidade.

O fruto do Espírito é o domínio de si mesmo.

O fruto do Espírito é a esperança.

Oração conclusiva

Senhor Jesus, hoje, através das mãos de Santa Rita vos apresentamos as nossas situações pessoais e o nosso imenso desejo de bem para as nossas famílias e para a nossa comunidade. Enviai o Espírito Santo, para que as nossas atitudes e as nossas palavras, como as de Santa Rita, se inspirem no vosso evangelho e guiadas pela vossa graça.

Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Prece a Santa Rita

Milagrosa Santa Rita, esperança e consolação de todos os que sofrem, intercedei pelas crianças, conservai nelas a inocência e a pureza batismais, que nunca sejam vítimas do pecado e guardem sempre nas suas almas a graça divina.

Amável protetora, amparai os nossos jovens. Dai-lhe as forças necessárias para resistirem ao pecado, ao vício e à maldade.

Santa Rita, esposa modelar, que soubestes santificar o casamento, nós vos pedimos pelos esposos cristãos: que eles aceitem o matrimónio como meio de santificação e perfeição; em tudo procurem a glória de Deus e o maior bem espiritual próprio e dos filhos; com paciência e espírito de sacrifício, tolerem as dificuldades da vida; desculpem-se mutuamente e exercitando-se nas virtudes familiares, sejam um exemplo vivo para os

seus filhos.

Não esqueças, Santa Rita, as almas que sofrem as consequências da viuvez. Consolai as que choram a irreparável ausência do esposo querido, enxugai as suas lágrimas, alcançai-lhes resignação, para que, refugiando-se na vontade de Deus, abracem, como vós, a sua cruz e se entreguem ao serviço e amor do Senhor.

Intercedei junto de Jesus, bom Pastor, pelo nosso Santo Padre, o Papa N. e pelo nosso Bispo N. para que conduzam a vossa Igreja pelos caminhos da paz, da justiça, da vida e santidade.

Para todos nós que aqui nos reunimos, imploramos a vossa proteção, a fim de que, servindo e amando a Jesus nesta vida, tenhamos a felicidade de contemplá-lo no Céu. Amen.

Hino a Santa Rita

Cantemos, cantemos,

Em louvor de Santa Rita

Para sempre testemunha

De Deus, Bondade Infinita.

Cantemos, cantemos,

Em louvor de Santa Rita.

Como o perfume da rosa

Que floresce no jardim;

Como luz no céu acesa

Teu amor nunca tem fim.

Tua força e coragem;

Tua esperança no Senhor

Fez suave o sofrimento

Foi bálsamo de toda a dor.

Tua palma de vitória,

O Cristo da tua cruz.

São sinais, na longa estrada,

Que para Deus nos conduz