A Igreja de Santa Rita, em Ermesinde, foi declarada “ Santuário Diocesano“ em 26 de Novembro de 1956 pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes. A partir de então o Reitor do Santuário é de nomeação do Prelado da Diocese, exercendo cumulativamente a função de Diretor do Colégio de Ermesinde. Dada a grande afluência de fiéis, por Decreto Episcopal de 11 de Outubro de 2007, foi-lhe concedida Jurisdição Própria para a celebração dos Sacramentos do Batismo e Matrimónio.

O Santuário é um lugar de peregrinação permanente do centro e norte de Portugal, com especial referência aos meses de Maio e Junho, pela ocasião das duas Festas: Festa Litúrgica em 22 de Maio e Romaria no 2º Domingo de Junho. É tradição fazer a viagem de noite, a pé, em pequenos ou grandes grupos, e aguardar no grande espaço do Adro a abertura do Santuário. Nas celebrações destes dias festivos o Santuário torna-se exíguo para acolher o número extraordinário de peregrinos. Com as novas tecnologias facilita-se a participação de todos.

Santuário Diocesano de Santa Rita

in "Santuário Diocesano NªSrª do Bom Despacho e Stª Rita",