O Ano de 2003 ficará para sempre como momento histórico na vida deste Santuário de Santa Rita e do Santuário de Cássia, Itália.

Em 27 de abril desse ano, tivemos a honra da presença do Reitor do Santuário de Cássia, Padre Bolivar Centeno, do Bispo de Spoleto e Núrsia, do “Alcaide” de Cássia e uma comitiva de cerca de duas dezenas de personalidades civis dessa mesma cidade.

Com a Celebração solene presidida pelo Bispo de Spoleto e Núrcia e a presença do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, selou-se o primeiro momento desta Irmanação de Santuários.

O segundo momento teve lugar em 22 de maio do mesmo ano, em Cássia, com a presença do Bispo do Porto, reitor do Santuário, Cónego Monsenhor Sebastião Martins Luís Brás, presidente da Câmara de Valongo, Dr. Fernando Melo, e representantes civis e eclesiásticos da Diocese.

Como homenagem ao Santuário de Cássia, o Reitor do nosso Santuário de Santa Rita, fez a oferta de uma Rosa de Ouro, como selo e sinal desta fraterna Irmanação, com esta mensagem:

“O Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, diocese do Porto, quer, neste dia 22 de maio de 2003, expressar a sua alegria por esta Irmanação de SANTUÁRIOS, MUNICÍPIOS E DIOCESES, sob o patrocínio de SANTA RITA DE CÁSSIA.

Agradece a todos e lembra particularmente o sentido cristão da espiritualidade agostiniana até nós chegada nos anos de 1700, apostando sempre na santidade do amor na família, na sociedade e no mundo.

O prémio atribuído é expressão dessa vivência partilhada – o Voluntariado.

Trazemos, hoje, duma forma simbólica, a oferta mais encantadora da devoção a Santa Rita:

Uma  ROSA  perene, como  queremos  que continue sempre a nossa confiança na Taumaturga, junto de quem tantos buscam o impossível – só e sempre possível em Deus.

O rosto de prata aqui deixado em 1723 pelo rei de Portugal, D. João V, continue na Rosa de Ouro, de hoje, e ser permuta de esperança e de paz e a traduzir a nossa gratidão pela SANTA que nesta terra vive”.

Irmanação com o Santuário de Santa Rita de Cássia

in "Santuário Diocesano NªSrª do Bom Despacho e Stª Rita",